terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MOPS RS REALIZOU GRANDE ENCONTRO NA FUNASA


                                            Mais de duzentas pessoas passaram pelo encontro.                           


                                                                                                          


O idioma yorubá, entoado por Baba Xandeco de Xangô (coordenador do Mops RS), com reza aos Orixás pedindo proteção e saúde aos participantes do II Encontro do Movimento Popular de Saúde do RS, foi acompanhado pelo coral de crianças do terreiro de Umbanda Acássia de Oxalá e Yemanja, da Vila Mapa, coordenado por Mãe Fátima de Yemanjá. O ato de fé e espiritualidade fez todos entrar num ambiente acolhedor e humanístico com características de terreiro que acolhe a todos sem discriminações.





Projeto Visa Mobiliza e Dados do Ministério da Saúde surpreendem o público do Encontro


A saúde da população brasileira, teve nas mesas propostas, um diálogo com gestores, profissionais de saúde, usuários e representantes de movimentos sociais que levantaram questões sobre saúde da população negra, doenças causadas pelo racismo, uso de fitoterápicos, humanização, transversalidade, equidade do SUS, e multiplicadores de ações do projeto Visa Mobiliza. Dados do Ministério da Saúde, e do último Censo do IBGE surpreendeu negativamente a todos quanto à saúde da população negra, onde os negros continuam sem acesso aos bens básicos, consequentemente, nas piores condições de vida no Brasil. A Bioquímica Mara Lane Zardin, do Hospital Conceição trouxe estes dados e informou que quando os médicos referem-se nos procedimentos cirúrgicos que ‘’por dentro é tudo igual, ela lembra que não é bem assim, que existe especificidades nas doenças que acomentem a população negra, e devem ser estudadas e tratadas e serem direcionadas políticas específicas para esta populacão’ explica Mara que  pelo impacto negativo nos seus metabolismos, durante a travessia transatlântica, os negros sofreram os horrores dos navios tumbeiros e os choques térmicos acamaram por ocassionar mutações genéticas e doenças hereditárias nos negros.
Foto:Bioquímica Mara Lane do GHC

O Encontro teve como encaminhamento a multiplicação de ações no MOPS com criações de núcleos do movimento nas cidades do interior gaucho, além de preparação de um projeto que possa contemplar com políticas públicas equitativas, visando um processo de acessibilidade do povo negro. Um recital poético em homenagem a Escritora Gaucha Helena do Sul, mais conhecida como Maria Helena Vargas da Silveira foi realizado.

MOPS REÚNE LIDERANÇAS DO ESTADO DO RS, AMAPÁ E BRASÍLIA

Representando o MOPS NACIONAL, veio do Amapá o jornalista Dércio Damasceno, Maria Aparecida Furlanes Veludo, de Brasília-ANVISA Nacional apresentando o Projeto Visa Mobiliza. O Evento teve apoio da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, representada por Cleci de Souza Lima Martins, da Secretaria Municipal de Saúde de Viamão/RS-Márcia Luca, Prefeitura Municipal de Alvorada- Maria de Lourdes Santos da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Canoas/RS representada por Adriana Bandeira, representando a cidade de Pelotas veio a Yalorixá Nara de Xapanã, Representando o Coletivo de Mulheres Lésbicas, apresentou-se a Yalorixá Claudete de Sapatá da cidade de Alvorada/RS. Este evento teve a cobertura completa do Jornal Estrela do Oriente, com a presença da Diretora Lisete Silveira-Zezé,   que apóia iniciativas  come esta.

Compareceram também a Presidenta do CONSEA RS-Regina Miranda, representante do IBGE Marli Aquino, Segurança Pública do Município de Viamão – Delegado de Policia  Cleiton Freitas, Grupo Hospitalar Conceição-CEPPIR GHC-Maria Geneci Silveira, Grupo LGBT Igualdade - Luiza Stern, Movimento Negro da Cidade de Caxias RS- Maria Geneci Silveira-, Prefeitura Municipal de Porto Alegre-Gabinete Povo Negro Clovis André Silva da Silva, IBFAN/Saúde da Criança 1ª CRS, SES/RS - Enfermeira Celina Valderez Feijó Kohler, Rede Nacional Religiões Afro e Saúde-Baba Diba de Yemonjá, Fórum de Religiosos de Matriz Africana-FORMA – Iyá Vera Soares de Oyá Laja, Homeobras- Homeopata e Terapeuta Clássico  Rudmar Mendes Moscarelli, Grupo Somos- Advogado Gustavo Bernardes, Organização de Mulheres Negras Maria Mulher-Diretora Executiva - Maria Conceição Lopes Fontoura, Movimento Negro do RS- Educador Popular Clauber Fonseca da Silva, Dorislaine Rodrigues de Oliveira, Aristides Fontoura e Alair representantes da- CEPPIR GHC, Bioquímica Mara Lane Zardin Coordenadora Comitê Técnico Saúde População Negra Grupo Hospitalar Conceição, Professora Franquilina Marques Cardoso - Rede de Empreendedores Sociais: Maria Teresinha Santos Dias-‘Nucleo Bandeirante no Comitê Metropolitano de Tuberculose de Porto Alegre, Onir Araújo Advogado- representanto Movimento Negro Unificado – MNU e o trabalho com Quilombos do RS’, Sandrali de Campos Bueno- Psicóloga e Ativista Movimento Negro Cidade Pelotas RS, Iyá Dê de Ogun Onirê, Baba Xandeco de Xangô-Mops RS, Mãe Fátima de Oxalá, representando a cidade de Gravataí/RS, Claudia Nascente de Yansã –representande das rezadeiras e benzedeiras da comunidade da Vila São Miguel no Partenon e Mãe Fátima de Yemanjá, representando as comunidades tradicionais de terreiro da Vila Mapa. O MOPS RS, contou com caravanas vindas de Pelotas e Alvorada, e os debates ultrapassaram o tempo limite pelo interesse das pessoas no  tema Saúde e Educação: dever e direito de todos. O MOPS no RS foi oficializado no dia 06 de Junho de 2009 e realiza suas reuniões as quintas feiras na rua Miguel Teixeira, 86 cidade Baixa, em Porto Alegre. Maiores informações  com Baba Xandeco no telefone 33.52.18.76.












FELIZ ANO DE OXUM, OXALÁ, YEMANJA E AGELU






Desejo para todos um ano de muita riqueza espiritual com a Oração de Oxum






Orayeeu Yiá Oxum. Mojubá mamãe Oxum em todas as vertentes da religiosidade universal. Protetora dos velhos, das crianças e dos desamparados. Benditas são suas águas que lavam meu ser e que me livram do mal. Oxum, Divina Rainha, bela Orixá, venha a mim caminhando na Lua cheia e estendei o Vosso Manto sobre minha cabeça. Traga Mãe, em suas mãos, os lírios do amor e da paz. Torne-me doce, sedutora e suave como és. Daí-me forças para não cair estenuado pelo cansaço e pelo desânimo.






Dai-me forças para que eu não me perca nos caminhos da ingratidão e da descrença. Amparai-me com o Vosso Poder, para que eu não me enverede pelas estradas escuras do pecado, da ambição, do ódio e da maldade. Afastai de meu coração o sentimento de vingança. Dai-me forças para saber perdoar os que me ofendem, os que me insultam, os que me perseguem e os que me humilham. Que o amor seja constante em minha vida. Que eu possa amar a tudo que existe.






A Vós Mamãe Oxum, que sois o reflexo divino do Amor, ergo as minhas preces em agradecimento pelas bênçãos que recebo e que irei receber através de Vossa interseção junto ao Pai Oxalá. Nas águas das cachoeiras, nos lagos e nos rios, a Vossa força irradia proteção e luz para os sofredores, os enfermos e os angustiados. Ajoelho-me ante o Vosso manto luminoso e suplico com toda a minha fé que não me abandone nas horas de aflição e amargura. Ajudai-me Mamãe Oxum, protegei-me agora e sempre. Perdoe-me pelas minhas falhas.






Perdoai os meus erros e as minhas omissões. Lançai o esplendor da Vossa Luz em meus caminhos para que minha humildade se transforme em força, afim de chegar até Vós. Saravá Mamãe Oxum. Orá iiê Oxum. Fonte Internet Mãe Monica Caraccio.






Baba Xandeco de Xango Ibeji

Nenhum comentário:

Postar um comentário